GOD DELUSION by RICHARD DAWKINS

Há quem defenda que um ateu poderá ser tão feliz como qualquer pessoa que acredita num ser superior, mas o que é, com certeza, é mais livre.

Esta posição é adoptada por Richard Dawkins, um biólogo darwinista, divulgador científico e ateu militante.

O seu livro mais famoso foi sem dúvida, o “Gene Egoísta”, o primeiro que lhe conferiu a notoriedade de que disfruta actualmente.

No entanto a sua obra mais controversa e na minha opinião mais empolgante, pelo que expõe e pela forma como expõe, mas também pelo arrojo, e sólida argumentação é esta.

Chama-se The God Delusion.

Está já traduzida para português com o título “A Desilusão de Deus”.

Deus provavelmente não existe?

As religiões são perniciosas?

Têm sido a causa da maior parte dos males do mundo, ou pelo menos do maior número de guerras?

Provar que as respostas a estas perguntas não podem deixar de ser afirmativas é o que com grande rigor e objectividade apoiado nos mais recentes conhecimentos científicos em várias áreas tenta fazer Richard Dawkins neste livro.

Devo mencionar que Dawkins, é não só ateu, mas ateu militante, que está convencido que todos, os cientistas como ele, embora o possam evitar dizer, no seu íntimo são pelo menos cépticos quanto à existência de um construtor do universo, chame-se Deus, Alá, Jeová, ou qualquer outra coisa.

Por outro lado Dawkins, de uma forma bastante persuasiva pretende igualmente provar  que os argumentos filosóficos e religiosos a favor da existência de Deus são de extrema debilidade.

Independentemente de concordar, ou não com Dawkins, há que reconhecer que se trata de um autor (e não é um autor qualquer), que se arroja a afrontar um domínio que convive mal com a discordância.

Veja-se a condenação à morte de Salman Rashdie, o autor dos Versos Satânicos, que durante anos viveu escondido e sob a protecção da polícia por alegadamente ter insultado a fé islâmica.

Resta-me dizer que Richard Dawkins nasceu em Nairobi no Quénia em 1941.

Estudou Zoologia e é actualmente professor catedrático na Universidade de Oxford em Inglaterra, depois de ter sido também professor da sua especialidade na Universidade de Berkley nos Estado Unidos.

The God Delusion.

Um livro que vale a pena ler independentemente de crenças, ou descrenças.

Advertisements

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s