Se gosta de ficção científica o livro que lhe apresento hoje pode ser uma boa sugestão para preencher alguns dos seus tempos livres.

Se gosta de estar a par das novas perspectivas que se abrem à humanidade com as descobertas científicas que vão surgindo em vários ramos do conhecimento humano, este livro, será capaz também de lhe satisfazer a curiosidade

Questões que não há muitas décadas eram pura e simplesmente vistas, inclusivamente por muitos cientistas, como estando muito para além das possibilidades da ciência e da tecnologia, estão agora ao alcance do nosso dia a dia.

Muitas vezes fazem até parte de um quotidiano de que não nos apercebemos bem, de tanto convivermos connosco próprios todos os dias.

O Ipod, ou a sua Tv de plasma, ou o seu telefone móvel, ou ainda o seus “laptop”?

já se perguntou como são possíveis?

Bom são possíveis, porque os físicos descobriram o mundo sub atómico, o “quanto”, onde tudo parece contrariar as leis da física de Newton.

O Ipod, o pequeno e popular objecto que nos dias de hoje se vende aos milhões pelo mundo fora só foi possível depois de se ter descoberto que certo tipo de partículas sub atómicas, possuíam a paradoxal capacidade, de viajar entre o futuro e o passado, com a mesma, ou mais facilidade ainda, com a que nos deslocamos de carro entre a nossa casa e o emprego e vice versa.

E é isto mesmo de que nos fala Michio Kaku neste livro.

“Phisics of the Impossible”, que foi traduzido para português, o ano passado pela Editorial Bizâncio com o título a “Física do Impossível”.

Michio Kaku, norte americano de ascendência japonesa é o autor desta obra que se lê de um fôlego, isto porque para além de ser, o co-autor da “Teoria das Cordas”, que entre outras coisas pretende explicar a criação do universo, é também um excepcional divulgador, que em palavras e ideias simples explica os conceitos mais esotéricos e complexos da física moderna.

Neste livro Michio Kaku, aborda questões que muitos consideram impossíveis e que vão da psicoquinese, a capacidade de mover objectos apenas com a força da mente, até às máquinas de viajar no tempo.

Impossível?

Definitivamente, não!

O Mundo da classe I que inclui entre outras a capacidade a de viajar por teleportação como na série, “Star Trek” e que poderá ser uma realidade já dentro de pouco mais de um século.

O mundo da classe II, que incluirá entre outras a descoberta da forma de viajar a velocidades superiores à da luz, questão teoricamente resolvida, mas que ainda requer tecnologia que ainda não possuímos e só viremos a ter dentro de bem mais do que alguns séculos

O Mundo da Classe III, aquele em que Kaku, admite que o progresso permitirá descobrir máquinas que funcionem sem gastar energia, ou seja o moto contínuo, que até hoje e desde há séculos tanto tem apaixonado inventores, como enriquecido charlatães

E finalmente a possibilidade de prever o futuro, que o actor Tom Cruise popularizou, em 2002, no filme, “Minority Report”.

A escrita de Michio Kaku é fluente e simples, e os temas que trata verdadeiramente fascinantes.

Michio Kaku, é um físico teórico formado pela universidade de Harvard. Tirou o mestrado em Berkley em 1972 e no ano seguinte iniciou a carreira de investigador em Princeton.

É actualmente professor da Universidade de Nova York.

Para além de “A Física do Impossível”, editado em português, o ano passado pela editorial Bizâncio, escreveu, também, “Para Além de Einstein”, publicação da Europa América, em 1997, “Visões”, da Editorial Bizâncio, em 1998 e “Cosmos de Einstein” dado à estampa em 2005, pela editora Campo das Letras, entre outras obras.

Além de tudo isto participou em séries de televisão dedicadas à explicação de diversas áreas da física moderna.

Michio Kaku um autor que vale mais do que a pena ler, ou então, pelo menos, vê-lo e ouvi-lo, porque muitos dos seus programas estão por aí em DVD.

Advertisements

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s